Alguma vez você já se deparou com a expressão “jogos AAA” ou “jogos triple-A”? Se sim, a expressão pode ser familiar para você, mas você sabe realmente o que ela significa dentro do universo gamer?
Os jogos triple-A são em maior parte os jogos desenvolvidos por empresas gigantes do mercado de games, onde normalmente se vê uma aplicação gigantesca de dinheiro para contratação de equipes, produção, programação e entre tantas diversas tarefas.
Dentro do mercado esse jogos AAA são vistos como grandes expectativas de sucesso e retorno financeiro para essa empresa, temos vários exemplos para dar, por exemplo:
- God of War;
- Call of Duty;
- Battlefield;
- Monster Hunter; e
- Super Mario.
Mais detalhes sobre as diferenças dos jogos AAA
Acho que conseguimos entender qual é o segmento de jogos aos quais estamos nos referindo, com isso dito, mesmo que os jogos AAA tenham investimentos milionários isso não significa que os resultados serão positivos.
Realmente, a definição dos jogos triple-AAA não se traduz sempre para qualidade. Visto que esses jogos podem ter problemas no mercado devido a inúmeros fatores como qualidade baixa, má otimização, muitos bugs, entre outras possibilidades.
Um exemplo claro de jogos AAA que tiveram resultados extremamente negativos foram Mass Effect: Andromeda e Cyberpunk 2077, jogos que foram completamente destruídos e massacrados pela quantidade de problemas que apresentavam ao jogador.
Diferença dos jogos indie
A definição então fica dessa forma, quanto maior o investimento envolvendo a produção do jogo, maior a quantidade de “As” em sua categoria.
Isso se difere na categoria dos jogos indie por exemplo, que mesmo tendo um investimento limitado, traz ao desenvolvedor a liberdade criativa absoluta para poder lançar o jogo que imagina. Não apenas uma máquina de dinheiro infinita como vemos por exemplo na franquia Assassin’s Creed e outros jogos AAA.
Além disso os jogos indie tem todos os anos surpreendido e em alguns casos ultrapassado esses jogos com superproduções que acabam caindo no esquecimento.
Faça um comentário