Mais de 2400 usuários da plataforma de jogos Steam foram banidos por causa de uma avaliação negativa no jogo “Warlander”.
Além do usuário que publicou o comentário, todas as contas que concordaram com ele tiveram suas ações restringidas por 30 dias. Venha entender tudo sobre esse caso inusitado agora.
Banimento por avaliação na Steam
A Steam é uma plataforma de jogos para PC que conta com um sistema de avaliações que permite aos jogadores compartilhar suas opiniões e experiências sobre os jogos que adquiriram.
Esse sistema é muito importante para a comunidade de jogadores, pois ajuda a identificar jogos de qualidade e a evitar jogos que não atendem às expectativas dos usuários.
Além disso, em cada avaliação na Steam existe a pergunta “Esta avaliação foi útil?”, e através dela os jogadores podem responder com uma opção de Sim, Não, Engraçado ou entregar algum Prêmio para determinada avaliação.
Recentemente foi descoberto que o usuário FREEDOMS117 recebeu uma punição após fazer uma crítica negativa no jogo gratuito “Warlander”.
No comentário, o jogador alegava que o sistema de segurança anti-cheat do jogo era suspeito, pois ele continuava funcionando mesmo após o jogo ser encerrado, sugerindo a hipótese de rastreio de dados dos usuários.
Diante disso, ele publicou um tutorial de como eliminar as informações que ficam registradas no sistema Sentry Anti-Cheat.
Porém, sua conta e a de todos os mais de 2400 usuários que consideraram a avaliação útil tiveram suas contas restritas por violar os Termos de Serviço do Steam.
As contas ficaram impossibilitadas de realizar interações como publicar comentários e mensagens nos fóruns por 30 dias, mas poderiam continuar jogando.
O suporte da Steam, entretanto, já respondeu o usuário alegando que cometeu um erro com a moderação.
Em resposta, a empresa disse: “Nossos moderadores procuram conteúdo que descreva como trapacear ou descreva como adulterar sistemas antitrapaça. Isso é contra nossas regras e parece que foi isso que nossa equipe de moderação identificou incorretamente com este caso, levando à revisão banida. Eu concordo com sua avaliação de que esta revisão não se encaixa nesses critérios.”
Apesar de ter sido tudo um mal entendido, restringir até mesmo as contas de quem concordou com a avaliação pareceu um passo exagerado tomado pela Steam.
Para mais notícias sobre o mundo dos jogos confira o Portal do Gamer.
Imagem: Reprodução / Steam
Faça um comentário